Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Brejinho de Nazaré sedia curso de capacitação sobre controle da qualidade da água para consumo humano
Início do conteúdo da página

Brejinho de Nazaré sedia curso de capacitação sobre controle da qualidade da água para consumo humano

Escrito por Vitoria Consultoria | Criado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 17h27 | Acessos: 43
imagem sem descrição.

De 22 a 26 deste mês, Brejinho de Nazaré sedia o curso de capacitação para implantação do Sistema Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água para o Consumo Humano Zeólito, conhecido pela sigla Salta-Z. Técnicos de oito municípios do Estado vão participar da capacitação, no Centro Tecnológico de Brejinho, com abertura às 8h.

O curso será ministrado por técnicos da Funasa/TO e conforme o conteúdo programático, os participantes serão capacitados em instalação, operacionalização e sustentabilidades do Sistema, com orientações teóricas sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano e de educação ambiental. Quinta-feira, 25, acontecerá a parte prática do conteúdo, com a instalação do Sistema no assentamento Boa Fé, em Brejinho de Nazaré.

Iniciativa do governo federal por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Salta-Z é executado nos os municípios por meio cooperação técnica e tem por objetivo promover o acesso da água potável para pequenas comunidades, no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O Salta-Z foi criado por técnicos da Funasa – PA e no Tocantins, o projeto piloto foi implantado em Brejinho de Nazaré há dois anos, na comunidade quilombola Malhadinha.

A prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida avalia o Salta-Z  de grande relevância. “O consumo de água tratada é fundamental para a saúde e trazer essa realidade para as pequenas comunidades é garantir a dignidade do homem do campo”, enfatizou.

De acordo com a Superintendência da Funasa - TO, Brejinho foi escolhido para iniciar o projeto por a  “gestão local apresentar  interesse e por já ter ocorrido visitas de viabilidade técnica nas localidades rurais pelos técnicos da Funasa, uma vez, que a execução do Salta-Z  ocorre por meio de cooperação técnica, sem repasse de recursos financeiros por parte da Funasa para os municípios cooperados”.

O Sistema constitui-se tecnologia tradicional de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, o Salto-Z  é composto por  filtros e dosadores de construção artesanal, de fácil operacionalização. Os filtros e dosadores são instalados numa caixa d´água que servirá de reservatório da água a ser utilizada por toda a comunidade.

Participam do curso representantes dos municípios: Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo; Santa Tereza; Silvanópolis; Dois Irmãos; Novo Acordo; Mateiros e Santa Rosa. (Mariah Soares com informações da Funasa-TO).

registrado em:
Fim do conteúdo da página