Brejinho na luta contra a Hanseníase

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, a Prefeitura de Brejinho de Nazaré por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestras educativas, avaliação dos pacientes, consultas médicas e orientações de enfermagem para a população. As ações foram realizadas no Posto de Saúde da Família I e II (PSF) com apoio da equipe NASF.

O Secretário de Saúde, Mazinho ressaltou a importância da ação. “A campanha janeiro roxo foi dedicado à ações que chamam a atenção da população e dos profissionais de saúde para os sinais e sintomas da hanseníase e alertam para a importância do diagnóstico precoce e ações de controle da doença.”, finalizou

É importante lembrar que a enfermidade, possui tratamento eficaz e pode ser curada.Fique atento aos sintomas da Hanseníase:

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
• Áreas com diminuição dos pelos e do suor.
• Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
• Inchaço de mãos e pés.
• Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
• Úlceras de pernas e pés.
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
• Febre, edemas e dor nas juntas.
• Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
• Ressecamento nos olhos.